ENCONTRE O EXAUSTOR IDEAL PARA SI

Escolher o exaustor ideal? Fácil.

Desde os alimentos que adora comer até ao tamanho da sua cozinha, há muito a ter em conta. O nosso prático guia de compra ajuda a tomar a decisão certa.

ALIMENTOS

Se fritar, grelhar ou cozinhar com vapor, precisa de um exaustor mais potente. Os alimentos com aromas mais intensos, as especiarias e os peixes também requerem mais poder de sucção. Não apenas por causa do odor, mas também porque a gordura pode acumular-se em sítios difíceis de limpar e danificar a pintura das paredes da sua cozinha.

Potência

Se costuma cozinhar alimentos com odores intensos ou se tem uma cozinha grande, precisa de um exaustor mais potente. Deve determinar a taxa de extração mínima de que necessita assim: 1. Meça: comprimento, largura e altura da sua cozinha. 2. Multiplique: comprimento x largura x altura = capacidade cúbica. 3. Multiplique: capacidade cúbica x 12 = taxa de extração mínima. Fácil. Este cálculo dá-lhe a taxa de extração mínima para 12 renovações de ar por hora. É recomendável ter entre 8 e 12 renovações.

Circulação de ar

Tem ventilação para o exterior? Os exaustores de extração removem o ar saturado da sua cozinha através de uma conduta e necessitam de ventilação para o exterior. Quanto mais longe ficar da saída para o exterior, mais potência deverá o motor ter. Os exaustores de recirculação não precisam de saída para o exterior. O ar é aspirado através de um filtro de gordura e depois através de um filtro de carvão para ser purificado antes de ser devolvido à sua cozinha, agradável e fresco. #DICAFÁCIL: Ligue o exaustor antes de começar a cozinhar para colocar a circulação ou extração em movimento.

TIPO DE EXAUSTOR

Chaminé de parede – seja na forma plana ou em estilo chaminé, têm uma presença forte e estão disponíveis em vários tamanhos para que possa escolher o ideal para a sua cozinha. Chaminé de ilha – Um elemento perfeito para cozinhas sociais com uma ilha para cozinhar. Estas chaminés ficam suspensas no teto em vez de serem montados na parede. Encastrado – Para manter o estilo da sua cozinha intocado, estes exaustores podem ficar ocultos quando não estiver a cozinhar. Encastrados debaixo de móvel – Poupe algum espaço e coloque o exaustor debaixo do móvel que está por cima da sua placa. Fica totalmente oculto até chegar a hora de cozinhar.

RUÍDO

Para ter uma cozinha mais silenciosa, escolha um exaustor com uma especificação de poucos decibéis (dB). Os nossos exaustores variam entre 50 e 65 dB. Para comparação, tenham em conta que uma conversa normal entre duas pessoas na cozinha tem 62 dB e uma chaleira a ferver tem 42 dB. No caso dos exaustores de extração, o desenho da conduta pode fazer toda a diferença. Para o exaustor ser mais silencioso, deve pensar nas curvas, no comprimento, na área de secção e no material da conduta. Mas não se esqueça de que a taxa mínima de extração é mais importante do que o volume. Um exaustor silencioso mas sem potência suficiente é tão bom como um aspirador que não suga o pó.

Limpeza

Alguns filtros têm de ser substituídos, enquanto outros podem ser lavados e reutilizados. Os filtros de gordura capturam as partículas de alimentos e gordura e devem ser substituídos ao fim de 15-100 horas dependendo do tipo. No caso dos exaustores de recirculação, os filtros de carvão ativo removem os odores e devem ser lavados ou substituídos ao fim de aproximadamente 4 meses. Filtros reutilizáveis – Os filtros laváveis de carvão, malha metálica e aço inoxidável podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar loiça com um programa intensivo a 65 °C. Fácil. Deve fazer isto ao fim de 2-3 meses, até 5-6 vezes. Filtros de substituir – Os filtros descartáveis de carvão ativo devem ser substituídos ao fim de aproximadamente 4 meses.

QUER ESCOLHER O SEU EXAUSTOR?

Explore a gama. Desde os tradicionais exaustores de integrar às chaminés, passando por designs modernos e elegantes com funções inteligentes.

DESCUBRA OS EXAUSTORES