A máquina de lavar exibe a mensagem de erro EF0, EFo, EF3 ou emite 15 bips/pisca 15 vezes

Mais recente 04/11/2019 16:56

Problema 

  • A máquina de lavar exibe a mensagem de erro EF0, EFo, EF3 ou emite 15 bips/pisca 15 vezes  

Aplica-se a 

  • Máquina de lavar de carregamento frontal (encastrável e de livre instalação)  

Resolução

1. Utilize menos detergente  

  • Usar muito detergente pode provocar espuma em excesso. 
  • Desligue o aparelho e deixe-o estabilizar durante algumas horas até que a espuma diminua e de seguida experimento o aparelho novamente.    


2. Limpe a gaveta dispensadora  

  • Se a gaveta dispensadora ou a placa aspersora sobre a gaveta estiver muito suja ou coberta com calcário, a água pode fluir para fora e provocar o problema. 
  • Limpe a gaveta dispensadora de acordo com o manual do utilizador e experimente o aparelho novamente.


3. Verificar roupa presa na máquina  

  • Roupa presa entre o vedante da porta e o vidro podem provocar fuga na porta e deixar que a água escorra pela frente e para baixo para a bandeja da base.   
  • Desligue a alimentação de água e energia da máquina e coloque uma toalha no chão atrás da máquina de lavar.
  • Incline o aparelho um pouco para trás, para que haja cerca de 10 a 15 cm entre o chão e a prancha na frente.
  • Mantenha o aparelho na posição durante cerca de 30 a 40 segundos para permitir que a água na bandeja da base flua para a toalha.
  • Baixe o aparelho para o chão e volte a ligá-lo.
  • Verifique a alimentação de água e a drenagem.
  • Verifique se os filtros na mangueira de entrada e válvula de água estão limpos (onde a mangueira de entrada está aparafusada ao aparelho e na torneira da água).
  • Inicie um ciclo de lavagem e veja se o problema foi resolvido  


4. Verifique a existência de fuga na base - filtro de cotão  

  • Retire o filtro e limpe-o de acordo com o manual do utilizador
  • Verifique se o filtro está danificado. 
  • Se o filtro estiver intacto, volte a encaixá-lo e aperte-o com firmeza com a mão.  


5. Verifique a mangueira de fornecimento de água  

  • Qualquer fuga na mangueira pode fazer com que a água flua para dentro da máquina junto ao painel posterior, pelo que verifique a ligação da mangueira de alimentação de água para a torneira e máquina.  
  • Se esta for a causa, a máquina deve ser inclinada conforme exibido em ""Verificar roupa presa na máquina"" para que a máquina possa iniciar novamente.  


6. Verifique o vedante da porta  

  • O erro pode ser provocado por fuga no vedante da porta da máquina.
  • Verifique-o abrindo e examinando o vedante da porta.
  • O  vedante não deve estar danificado, rachado ou ter buracos.
  • Se o vedante da porta estiver avariado, deve ser substituído por um técnico. Não utilize a máquina até estar reparada.
  • Desligue a alimentação da água para a máquina.  


7. Contacte um centro de assistência autorizado  

Se os conselhos acima não resolverem o problema, recomendamos que solicite à Electrolux, a visita de um técnico.    

Aviso: Não recomendamos que use o produto até o problema estar totalmente resolvido. Desligue o aparelho e não o ligue até estar certo de que tudo está OK para o fazer.

O artigo foi útil?