A máquina de lavar exibe a mensagem de erro E30, C3 ou emite 3 bips

Mais recente 04/11/2019 16:49

Problema

  • A máquina de lavar exibe a mensagem de erro E30, C3 ou emite 3 bips. O erro é provocado pela água na base ou dentro da máquina.   

Aplica-se a

  • Máquina de lavar de carregamento frontal (encastrável e de livre instalação)  

Resolução

1. Verifique a mangueira de fornecimento de água  

  • Qualquer fuga na mangueira pode fazer com que a água flua para dentro da máquina junto ao painel posterior, pelo que verifique a ligação da mangueira de alimentação de água para a torneira e máquina. 
  • Se esta for a causa, a máquina deve ser inclinada conforme exibido em ""Verificar roupa presa na máquina"" para que a máquina possa iniciar novamente.  


2. Verificar roupa suja presa na máquina  

Roupa presa entre o vedante da porta e o vidro podem provocar fuga na porta e deixar que a água escorra pela frente e para baixo para a bandeja da base.

  • Desligue a alimentação de água e energia da máquina e coloque uma toalha no chão atrás da máquina de lavar. 
  • Incline o aparelho um pouco para trás, para que haja cerca de 10 a 15 cm entre o chão e a prancha na frente. 
  • Mantenha o aparelho na posição durante cerca de 30 a 40 segundos para permitir que a água na bandeja da base flua para a toalha. 
  • Baixe o aparelho para o chão e volte a ligá-lo.
  • Verifique a alimentação de água e a drenagem. 
  • Verifique se os filtros na mangueira de entrada e válvula de água estão limpos (onde a mangueira de entrada está aparafusada ao aparelho e na torneira da água). 
  • Inicie um ciclo de lavagem e veja se o problema foi resolvido 


3. Verifique o vedante da porta  

  • O erro pode ser provocado por fuga no vedante da porta da máquina. 
  • Verifique-o abrindo e examinando o vedante da porta.  door_seal.JPG 
  • O  vedante não deve estar danificado, rachado ou ter buracos. 
  • Se o vedante da porta estiver avariado, deve ser substituído por um técnico. 
  • Não utilize a máquina até estar reparada. Desligue a alimentação da água para a máquina. 


 4. Contacte um centro de assistência autorizado  

Se os conselhos acima não resolverem o problema, recomendamos que solicite à Electrolux, a visita de um técnico.      

Aviso: Não recomendamos que use o produto até o problema estar totalmente resolvido. Desligue o aparelho e não o ligue até estar certo de que tudo está OK para o fazer.

O artigo foi útil?